domingo, 29 de março de 2015

Exposição: O Rio de Janeiro de Debret

No sábado passado fui visitar o Centro Cultural Correios para ver a exposição do Debret que minha professora de Antropologia indicou. Pra começar foi super tranquilo e não tinha fila. As pinturas dele são pequenas e cheias de detalhes e para ajudar você pode pegar uma lupa e ver todos os detalhes direitinho. Eu achei que fosse ter um desenho ou outro, mas me assustei com a quantidade de obras expostas, um total de 120! Apesar de não ter fila achei que lá dentro estava cheio, mas nada absurdo, com um pouco de paciência você consegue ver tudo. Mas era um sábado e todas as exposições ficam mais cheias no final de semana e sempre indico para irem nos outros dias, se for possível.
Para saber mais um pouco...
Jean-Baptist Debret foi um pintor, desenhista e professor que viveu no Brasil no início do séc XIX e juntos com outros artistas franceses teve a missão de criar uma Academia de Artes e Ofícios. Debret descreveu em desenhos e aquarelas as questões políticas, religiosas, sociais e culturais do país, com foco na cidade do Rio de Janeiro.
A mostra integra-se às comemorações dos 450 anos da cidade e prestigia o público com essa histórica volta ao passado de quase dois séculos, ilustrado por Debret com sua arte, minúcia e intimidade.
(Trecho tirado do folder que peguei na exposição)
Foi muito bom passar a tarde de sábado vendo aquarelas incríveis, quem já tentou pintar aquarela vai ficar impressionado com a quantidade e perfeição dos detalhes, eu tentei no ano passado e vi que era muito mais complicado do que aparenta ser. Adoro museus e exposições e hoje indico essa que vai ficar lá no Centro Cultural Correios aqui no Rio até o dia 3 de maio. Pra quem não sabe fica atrás do CCBB e é super fácil de achar, não dá pra perder essa! Também está tendo uma exposição incrível no CCBB, mas a fila estava gigantesca e por isso vou voltar lá em um dia de semana e depois faço um post sobre ela pra vocês.

Exposição: “O Rio de Janeiro de Debret”
Abertura: 4 de março às 19h
Visitação: de 5 de março a 3 de maio de 2015
De terça-feira a domingo, das 12h às 19h – Grátis/Livre
Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro|RJ
Telefone: (21)2253-1580 (Recepção)