quinta-feira, 5 de março de 2015

Resenha: Contos de Fadas

Título: Contos de Fadas
Autor: Vários autores
Editora: Zahar
Número de páginas: 284


Finalmente vim fazer a resenha dos contos de fadas. Desde pequena eu ouvia falar que os contos originais eram bem diferentes das adaptações da Disney, mas nunca tinha lido nenhum, até que me deparei com essa edição linda da Zahar. Essa editora faz os livros de bolso mais lindos que já vi, são até de capa dura.



Comprei o livro com a intenção de ler para a minha irmã mais nova, mas acreditem, os contos originais não sai apropriados para crianças e por isso decidir ler sozinha mesmo. Nem todos são super assustadores, mas alguns são bem pesados e por isso fui lendo e marcando qual que eu poderia ler com a minha irmã e vou compartilhar isso com vocês no final desse post. 

Foi uma leitura muito legal e curiosa, fiquei surpresa com os contos e não sei como contavam isso para crianças,  elas deviam ter muitos pesadelos. O meu conto favorito dou A pequena vendedora de fósforos,  é um dos menores do livro e é o mais triste,  mas também o mais bonito. O que eu menos gostei foi A história dos três ursos,  achei bem ruim mesmo e poderia facilmente ter ficado de fora do livro. Os que mais me surpreenderam foram Branca de Neve e A pequena sereia, que são completamente diferentes das versões adaptadas, principalmente o final. E por fim, mas não menos importante, o mais assustador e bizarro é Pele de Asno.

Os contos são curtos e se eu for falar muito vou acabar estragando a experiência de quem for ler. Recomendo essa leitura, são histórias que contém personagens que conhecemos desde pequenos e pra mim foi uma nostalgia muito boa ter mais esse contato com esses personagens. 

O livro contém vinte contos que estão listados abaixo. Marcados de azul são os que achei adequados para ler com crianças. 

Cinderela ou O sapatinho de vidro
Pele de Asno
O Gato de Botas ou O Mestre Gato
O Pequeno Polegar
Chapeuzinho Vermelho
Barba Azul
A Bela e a Fera
A Bela Adormecida
Branca de Neve
Chapeuzinho Vermelho (2)
Rapunzel
João e Maria
A roupa nova do imperador
O Patinho Feio
A pequena vendedora de fósforos
A Pequena Sereia
A princesa e a ervilha
João e o pé de feijão
A história dos três porquinhos
A história dos três ursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário