terça-feira, 5 de maio de 2015

Documentário: Tarja Branca - A revolução que faltava

Título: Tarja Branca - A revolução que faltava
Diretor: Cacau Rhoden

Oi amores, tento trazer sempre uma resenha de filme legais, mas hoje trouxe um documentário. Na semana de matrícula na minha faculdade eles fazem o acolhimento, e acontecem várias atividades na faculdade para receber os calouros e uma delas foi a transmissão do documentário Tarja Branca (do mesmo diretor de Muito Além do Peso) seguido de um debate. Já conhecia o Muito Além do Peso e fiquei curiosa para ver mais coisas desse diretor e isso me motivou a ir ao debate.

O documentário é incrível, trás diversas personalidades de diferentes áreas de atuação e cada uma se posiciona em relação ao tema central que é o momento lúdico nos dias atuais, tanto para adultos quanto para crianças. Esse tema é fenomenal e provoca muitas reflexões.
Vejo que hoje é pouco espaço para o lúdico, principalmente quando se é adulto. Como se brincar fosse coisa só de criança, de gente boba. Muitas vezes aqueles que levam a vida de uma forma mais leva e se permitem explorar o lado lúdico da vida não são levados muito à sério. Existe uma cobrança muito grande, e senti isso recentemente, de que as pessoas cresçam e crescer significa abrir mão de alguns prazeres e facilidades que temos quando crianças e jovens. Discordo disso. Acredito que o processo de amadurecimento de uma pessoa vem junto comas responsabilidades que ela vai acrescentando a sua vida e isso acontece naturalmente, mas isso não quer dizer que deva passar a encarar a vida com mais seriedade e deixando de lado esses momentos tão especiais e divertidos de brincadeira.
Brincar é muito mais do que só brincar, é um momento de aprendizagem, de onde surgem as melhores lembranças e sabendo disso não entendo como as pessoas possam acreditar que abrir mão de algo tão bom signifique que você amadureceu. Existe ai uma inversão de valores e isso tem efeito direto na vida das pessoas. Acredito que essa geração que vive estressada, correndo, preocupada e infeliz vive assim porque não se permite momentos mais leves e lúdicos. Posso falar mais disso em um outro post, mas foram basicamente essas as minhas reflexões e conclusões após assistir ao documentário.

Sinopse: Dos mesmos produtores do filme "Muito Além do Peso", chega aos cinemas em junho Tarja Branca!
Onde está nosso espírito lúdico? Qual o lugar do brincar nas nossas vidas?
Os remédios tarja preta parecem ser a cura imediata para ansiedade, insegurança, medo e depressão. Mas o que aconteceria se colocássemos uma dose de tarja branca no nosso dia a dia?
Por meio de reflexões de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, TARJA BRANCA, dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes, explora o conceito de "espírito lúdico", tão fundamental à natureza humana, e sobre como o ser humano contemporâneo se relaciona com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário