quarta-feira, 26 de março de 2014

A importância da leitura

Sábado passado fui fazer um simulado na escola e me deparei com um texto na questão 62, o número da questão não faz diferença, o que importa é a mensagem que o texto passa. Tenho uma irmã de 6 anos, que está aprendendo a ler, no momento ela consegue ler a maioria das palavras, mas existem aquelas que ela pede ajuda e é fofinho as vezes. Ler é algo tão fundamental que não consigo imaginar a minha vida se não pudesse ler o rótulo de um produto, uma placa, uma carta ou sem mandar mensagens. Não consigo imaginar como ainda existem pessoas analfabetas até hoje, é muito triste e espero que isso mude. Ler, pra mim e provavelmente pra você também, já que está lendo isso, é algo tão automático, faz parte da nossa rotina de maneira tão tão frequente que já nem damos o valor que deveríamos dar. Devemos lembrar da sorte que tivemos em vários aspectos para que em algum momento da nossa vida tivéssemos a oportunidade de aprendermos a ler e escrever, porque existem pessoas que não tiveram a mesma sorte. 



O texto a seguir apareceu na questão do simulado que comentei no começo do post e fala sobre a importância da leitura na infância. Foi tirado do site Educar para crescer e o link da postagem está logo abaixo do texto.

     Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
     A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
        Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Nos Estados Unidos, por exemplo, a Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation) garante que, para a criança de 0 a 5 anos, cada ano ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais na sua futura renda. 
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário